terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CATEDRAL DE PETROLINA-PE

Serra Talhada - Pe, a capital do Xaxado

Orocó: A cidade linda da Serra maior...

AGRONOMIA: A ciência que alimenta a humanidade...


Capela de São Miguel Arcanjo


A capela  de São Miguel Arcanjo Foi construida na cidade de Orocó - PE em meados do ano de 1740, pelos então padres jesuitas que aqui faziam missão para catequizar os indios cariris que habitam a região san franciscana da cidade de Orocó.
 A capela de São Miguel Arcanjo Foi uma das poucas que sobreviveram as causas naturais da enchentes do Rio São Francisco que abalava muitos ribeirinhos.

 
 Hoje a capela de São Miguel Arcanjo se encontra quase em ruinas, pois ela não possue mais o teto. A imagem de São Miguel feita de madeira foi roubada em 1964, talves por colecionadores, restando apenas a sua capela hpje para contar a historia da catequização dos indios do brasil no vale do São Francisco principalmente em Orocó - PE.

No Monte da Serra Linda em Orocó...




Sabe, a verdade é que a subida a essa serra é muito cansativa. Mas quando eu era pequeno eu sempre perguntava a meu pai: Pai a final porque todos sobem essa serra? Meu pai sábia mente sempre me respondia que um dias eu sentiria a sensação de escalala e sentir lá em cima a vontade que leva todos a subrirem a serra de Orocó.
  No começo quando subi a 1 vez, pensei muito em desistir da caminhada que levava ao fim do mirante da serra... Mas por um momento uma força me empurrava... Como se quizesse que eu descobri-se realmente o que lá em cima todos buscam... Quando cheguei a primeira vez lá em cima, não pode ver nada pois uma grande nevoa de neblina tomava conta da então paisagem apreciada por todos... quando o dia estava amanhecendo, tive uma das maiores surpresas da minha vida kkk a neblina deixava de embaraçar a vista e ao poucos mostrava realmente a beleza que essa serra tinha para os olhos de qualquer ser humano desfrutar... Olhe as imagens e aprecie o belo que a serra de Orocó tem para vocês... E sintam a sensação que eu senti...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A palavra é... Pedagogia

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.
Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.